The Evandro de Oliveira Symposium (EDOS). Um Tributo Científico e Celebração da Carreira.

The Evandro de Oliveira Symposium
Maestria e Legado em Neuroanatomia e nas Cirurgias das lesões cerebrovasculares, Tumores cerebrais complexos e Epilepsia. Um Tributo Científico e Celebração da Carreira

 

Um evento que já entrou para a história da neurocirurgia, o “The Evandro de Oliveira Symposium (EDOS)” aconteceu durante os dias 11 e 12 de abril de 2019, lotando o auditório do Marriott Marquis San Diego Marina, em San Diego, Califórnia, com a presença de 275 neurocirurgiões renomados de todo o mundo.

A introdução foi feita pelo Dr. Ali Kristh (EUA) que, em uma belíssima aula, demonstrou como o Prof. Dr. Evandro de Oliveira transformou a neurocirurgia mundial através da sua paixão, determinação, convicções firmes, habilidades cirúrgicas incomuns, ética no trabalho, disciplina com a estética cirúrgica e amor pela educação. Dessa forma, ele determinou a capacidade cirúrgica e educadora do Dr. Evandro, como unbelievable(inacreditável). Por isso, precisamos celebrar e contar por gerações e gerações para que todos saibam, inspirem-se e descubram tudo o que o Dr. Evandro fez e faz pela neurocirurgia mundial.

O EDOS foi composto por 9 sessões. A primeira delas foi a “MicrosurgicalNeuroanatomyReinvented”, moderada pelos Profs. Drs. Eberval Figueiredo (Brasil), Ricardo Hanel (EUA) e Mateus Neto (Brasil). Contou com asbrilhantes presenças do Dr. Juan Carlos Fernandez-Miranda (EUA), que frisou como a cirurgia do Dr. Evandro tornou-se uma obra de arte prima, admirada por todos os neurocirurgiões ao redor do mundo, e da Profa. Dra. Carolina Martins (Brasil) que ressaltou como a incansável busca do Dr. Evandro pelo aprendizado, inspira todos os seus discípulos, afinal a neurocirurgia é uma estrada de aprendizado sem fim (figura 1).

 

  • Imagem 1: Brilhante aula da Profa. Dra. Carolina Martins que mostrou um dos grandes ensinamentos do Dr. Evandro: “A neurocirurgia é uma estrada de aprendizado sem fim”.

 

Essa sessão ainda contou com a presença do excelente discípulo Prof. Dr. VicentQuilisQuesada (Espanha) que demonstrou a importância da correlação anatômica e angiográfica para maestria nas cirurgias de aneurismas e malformações arterio-venosas e confessou que não aprendeu apenas uma lição do Dr. Evandro, mas aprendeu tudo o que sabe sobre neurocirurgia com ele (figura 2). Os Drs. Guilherme Ribas (Brasil), ToshioMatsushima (Japão) e Alberto Capel (Brasil) ainda falaram sobre a importância da compreensão da neuroanatomia na abordagem das lesões cerebrais, forame magno e tumores da coluna, respectivamente.

  • Imagem 2: “Tudo o que eu aprendi na neurocirurgia devo ao Prof. Dr. Evandro de Oliveira”. Prof. Dr. Vicent Quilis Quesada (Espanha).

A segunda sessão abordou a cirurgia para o tratamento da epilepsia, moderada pelos Dr. Antônio Mussi (Brasil) e Jorge Gonzalez-Martinez (EUA) e contou com a presença dos Drs. NiklausKrayenbuhl (Suíca), Seoane (Argentina), Wen Tzu (Brasil)(figura 3) e Eliseu Paglioli Neto (Brasil).

 

  • Imagem 3: A aula do Prof. Dr. Wen foi também um tributo ao legado do Dr. Evandro. Ele mencionou o quanto o Dr. Evandro foi persistente e resiliente para conquistar tudo o que quis na vida, como na conquista do Fellow em Anatomia Microcirúrgica com o Dr. Albert Rhoton Jr., na Universidade da Flórida, o que acabou abrindo portas para muitos neurocirurgiões brasileiros.

 

A sessão de tumores foi moderada pelo Drs. Miguel Sanches (Espanha), João Paulo de Almeida (Canada) e Claudio Yampolsky (Argentina). Contou com a excelente aula do renomado Dr. Mitchel Berger (EUA) sobre a cirurgia dos gliomas de ínsula, além dos Drs. Raymond Sawaya (EUA), José Marcus Rotta (Brasil) (figura 4), KenanArnautovic, Graciela Zuccaro (Argentina), Fred Gentili (Canada), UgurTure (Turquia)(figuras5 e 6) e Manuel Cunha e Sá (Portugal) (figura 7).

Essa sessão foi seguida por um extraordinário painel de tumor e base de crânio, moderado pelos Drs. Mustafa Baskaya (EUA) e Carlos David (EUA), e teve como painelistas os Drs. Giovanni Broggi (Italia), Roberto Delfini (Itália), Steven Giannotta (EUA), TakeshiKawase (Japão), José Alberto Landeiro (Brasil) e Daniel Prevedello (EUA) (Figura 8).

 

  • Imagem 4: Auditório lotado pelos 275 participantes do EDOS, durante a aula do Dr. José Marcus Rotta sobre o passado, presente e futuro dos gliomas de baixo grau.

  • Imagens 5 e 6. Aula brilhante do Dr. Ture, um dos grandes nomes da neurocirurgia mundial em fibras brancas e tratamento do tumor cerebral. O Prof. Dr. Evandro prestigiou todas as aulas diretamente da primeira fila, agradecendo cordialmente com um sorriso, um olhar ou um abraço, cada um dos palestrantes, moderadores ou painelistas.

  • Imagem 7: Após a excelente e emocionante aula do Dr. Manuel Cunha e Sá (Portugal), o Dr. Evandro o retribuiu e agradeceu com um abraço fraterno.

 

  • Imagem 8: Drs. Mustafa Baskaya (EUA), Steven Giannotta (EUA), Giovanni Broggi (Italia), Roberto Delfini (Itália), TakeshiKawase (Japão), José Alberto Landeiro (Brasil), Daniel Prevedello (EUA) e Carlos David (EUA), durante o extraordinário painel de tumor e base de crânio.

A recepção de boas-vindas ocorreu no San Diego Ballroom e o Dr. Evandro recebeu a presença ilustre do Dr. Ricardo Hutter (Imagem 9), diretor executivo da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Dr. Alfredo Quinones-Hinojosa (Imagem 10), Chairman do Departamento de Neurocirurgia da MayoClinic Jacksonville; os dois são responsáveis pelos principais recintos de trabalho do Dr. Evandro nos últimos anos, seja clínico, de ensino e pesquisa nos laboratórios de microcirurgia das duas instituições. Grandes nomes da neurocirurgia do Japão (Imagem 11) e o Dr. Eric Rhoton, filho do gigante Dr. Albert Rhoton Jr. (in memorian) também prestigiaram a recepção (Imagem 12).

  • Imagem 9: Presença ilustre do Dr. Ricardo Hutter, diretor executivo da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Dr. Márcio Rassi, coordenador do laboratório de Microcirurgia da BP; Dr. Ricardo Hutter, diretor executivo da BP; Prof. Dr. Evandro de Oliveira; Dr. Mateus Neto, coordenador do laboratório de microcirurgia da BP e sócio do Dr. Evandro; Profa. Dra. Vanessa Holanda, coordenadora do laboratório de microcirurgia da BP; Dr. Wen Tzu, diretor do laboratório de microcirurgia da BP.

  • Imagem 10. Presença nobre do chefe, colegas e amigos da Mayo Clinic. Profa. Dra. Vanessa Holanda, adjunct faculty do Departamento de Neurocirurgia da Mayo Clinic Jacksonville; Dr. Alfredo Quinones-Hinojosa, Chairman do Departamento de Neurocirurgia da Mayo Clinic Jacksonville; Dr. Rabib Tawk, faculty do Departamento de Neurocirurgia da Mayo Clinic Jacksonville; Prof. Dr. Evandro de Oliveira; Dr. Giuseppe Lanzino, faculty do Departamento de Neurocirurgia da Mayo Clinic Rochester; Prof. Dr. Vicent Quilis Quesada, adjunct faculty do Departamento de Neurocirurgia da Mayo Clinic Jacksonville; Prof. Dr. Wen Tzu, adjunct faculty do Departamento de Neurocirurgia da Mayo Clinic Jacksonville.

  • Imagem 11: Eles cruzaram o oceano pacífico para prestigiar e parabenizar o Dr. Evandro: Dr. ToshioMatsushima (Japão), Mrs. Matsushima, Prof. Dr. Evandro de Oliveira, Prof. Dr. Wen Tzu, Dr. Kawaze (Japão), Mrs. Kawaze.

  • Imagem 12. Prof. Dr. Evandro de Oliveira recebendo a parabenização e carinho da Mrs. Rhoton e do Dr. Eric Rhoton (USA), filho do gigante e mentor Dr. Albert Rhoton Jr. (in memorian).

A recepção foi seguida pelo jantar de gala, o qual contou com a presença de gigantes da neurocirurgia mundial que se reuniram para prestigiar e celebrar a carreira do Dr. Evandro (Imagem 13). E ainda mais importante, a presença da esposa, Marina, e das filhas do Dr. Evandro, Romina e Sabrina, sua base para construir tudo o que conquistou até aqui (Imagem 14).

  • Imagem 13. Dr. Gigantes da Neurocirurgia mundial. Dr. Michael Lawton, Dr. Robert Spetzler, Mrs. Spetzler, Dr. Evandro de Oliveira, Dr. Al Mefty, Dr. Ali Krhist no jantar de Gala do The Evandro de Oliveira Symposium.

  • Imagem 14. Amor e carinho da esposa, Marina, e apoio do Dr. Al Mefty a caminho do jantar de Gala.

O jantar de Gala contou com as palestras emocionantes do Prof. Dr. Wen Tzu, Dr. Jeffrey Sorenson e do Dr. Jacques Morcos, que escreveu um poema comovente e brilhante sobre a história de vida do Dr. Evandro e a importância dele para todos os neurocirurgiões no mundo: “Evandro, the brain whisperer” (Evandro, o encantador de cérebros) (Imagem 15). O poema foi impresso e entregue pelo Dr. Morcos e Dr. Krisht ao Dr. Evandro, juntamente com a pintura do seu retrato, como presentes do AANS (Imagens 16-18).

  • Imagem 15. Poema na íntegra como impresso na placa entregue ao Dr. Evandro pelo Dr. Morcos e Dr. Krisht.

  • Imagem 16. Dr. Evandro recebendo a placa de homenagem em forma de poema do AANS das mãos do Drs. Ali Krisht e Jacque Morcos.

  • Imagem 17. Dr. Evandro recebe a pintura com o seu retrato do Dr. Jacques Morcos e Dr. Ali Krisht, ao lado do presidente da SBN, Dr. Luis Alencar B. Borba.

  • Imagem 18. Pintura do retrato “The Brain Whisperer”do Prof. Dr. Evandro de Oliveira, presente da American Academy of Neurological Surgeons.

A homenagem e gratidão dos neurocirurgiões brasileiros não poderia faltar. O Prof. Dr. Borba, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), proferiu algumas palavras de respeito e gratidão ao Dr. Evandro por tudo o que ele já fez pela neurocirurgia brasileira, rodeado por todos os brasileiros presentes (figura 19); em seguida, entregou a placa de agradecimento da SBN (figura 20 e 21).

  • Imagem 19. Homenagem da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia ao Prof. Dr. Evandro de Oliveira, com as palavras proferidas pelo Dr. Borba, rodeado por todos os neurocirurgiões brasileiros presentes no EDOS, cheios de afeto e gratidão.

  • Imagem 20. Entrega da placa de homenagem pelo Dr. Luis Borba, presidente da SBN, Dr. José Marcus Rotta, presidente do Conselho deliberativo da SBN e Dr. Jean Gonçalves de Oliveira, secretário geral da SBN, ao Prof. Dr. Evandro de Oliveira.

Imagem 21. Placa de agradecimento eterno da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia ao Prof. Dr. Evandro de Oliveira.

A memorável noite foi finalizada com algumas palavras de agradecimento do Dr. Evandro, proferidas pela Sabrina Leite Oliveira, filha do Dr. Evandro e pelo Prof. Dr. Vicent Quilis Quesada, considerado como membro da família (Figura 22). O Dr. Evandro agradeceu profundamente a todos os presentes e frisou que todo o seu trabalho será compilado em vídeos que serão publicados e disponibilizados gratuitamente para dar continuidade à formação dos neurocirurgiões no Brasil e no mundo por muitos e muitos anos. O seu legado continuará vivo para sempre.

  • Imagem 22. Prof. Dr. Vicent Quilis Quesada e Sabrina de Oliveira, proferindo as palavras de agradecimento do Prof. Dr. Evandro de Oliveira.

O segundo dia do evento foi iniciado com a sessão de base do crânio, moderada pelos Drs. Antônio Aversa (Brasil) e Dr. Frederick Barker (EUA), e teve como primeira aula “Tumor do Glomus Jugular”, ministrada pelo Dr. Luis Alencar Borba, presidente da SBN (figura 23). A aula foi seguida pelos mestres Gerardo Guinto-Balazar (México), Vinko Dolenc (Slovenia)(figura 24) e Ossama Al-Mefty (EUA)(figura 25).

  • Imagem 23. Auditório lotado durante a aula do Prof. Dr. Luis Alencar Borba: “Bases neuroanatômicaas para o refinamento da cirurgia do tumor do Glomus Jugular”.

  • Imagem 24. Brilhante aula do Prof. Dr. Vinko Dolenc, um dos papas da neurocirrurgia da base do crânio no mundo, sobre a cirurgia das lesões no seio cavernoso.

  • Imagem 25. Aula excepcional do Dr. Ossama Al-Mefty sobre a importância da ergonomia na sala cirúrgica para aprimorar os resultados neurocirúrgicos.

A quinta sessão abrangeu carvenomas e fístulas durais arteriovenosas, moderada pelos Drs. Amal Abou-Hamden (Australia) e Oliver Bozinov (Suíça) e que contou com a excelente aula do Dr. Carlos Alegria (Portugal) sobre quando operar cavernomas do tronco encefálico, seguida pela como operar, proferida pelo Dr. Robert Spetzler (EUA)(figura 26). A sessão ainda contou com as aulas dos Drs. Luca Regli (Suíça) e Roberto Heros (EUA) sobre classificação e tratamento das fístulas durais, respectivamente.

  • Figura 26. Excelente aula do Dr. Robert Spetzler sobre como operar cavernomas do tronco encefálico. O Dr. Spetzler reconheceu a enorme importância do Dr. Evandro para o aprendizado da cirurgia nessa região.

A sexta sessão foi dedicada às malformações arteriovenosas, moderada pelo Prof. Dr. Apio Claudio Antunes (Brasil) e Dr. Jafar Jewad Jafar (EUA) e ministrada pelos Prof. Dr. Mika Niemela (Finlânia), Dr. Michael Morgan (Austrália), Dr. Atul Goel (India), Dr. Michael Lawton (EUA)(figura 27), Prof. Dr. Gary Steinberg e Dr. Mohammad Ali Aziz-Sultan (EUA).

  • Imagem 27. Dr. Lawton proferindo palavras de gratidão por tudo o que aprendeu com o Dr. Evandro, durante a sua aula de detalhes técnicos da tratamento cirúrgico da malformação arteriovenosa (MAV).

A manhã foi finalizada com um painel sobre cavernomas, MAV e fístulas durais arteriovenosas, moderada pelos Drs. Adam Arthur e Jacques Morcos (EUA), a qual teve como painelistas os Drs. Matteo Baccanelli (Argentina), Paul Joseph (EUA), Cameron McDougall (EUA), Anil Nanda (EUA), Edgar Nathal (Mexico) e Edgardo Spagnuolo (Uruguai). O painel foi seguido pelo sessão de vídeos do almoço, apresentada pelo Prof. Dr. Feres Chadad e pelo Dr. Ali Krisht, que ministrou uma emocionante aula sobre o quão visionário sempre foi o Dr. Evandro como mentor.

A sessão VII focou nos aneurismas paraclinoideos, moderada pelo Dr. Bernard Bendok (EUA) e apresentada pelos Drs. Shigeaki Kobayashi (Japão), Arthur Day, Sandord Hsu (Taiwan) e Giuseppe Lanzino (EUA)(figura 28).

A oitava sessão também abordou aneurismas, além das cirurgias para Moyamoya e Bypass, foi moderada pelo Dr. Jair Raso (Brasil) e Gregory Thompson (EUA) e teve as aulas ministradas pelos Drs. Philip Stieg (EUA), Elad Levy (EUA), Rokuya Tanikawa (Japão), Laligam Sekhar (EUA) (figura 29) e Jacques Morcos (EUA). Essa sessão foi seguida pelo painel de mesmo tema, moderado pelos Drs. Jorge Marcelo Mura (Chile) e Dr. Rabib Tawk (EUA)(figura 30) e que teve como painelistas o Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli (Brasil), Prof. Dr. Jean Gonçalves de Oliveira (Brasil), Drs. Francisco Gonzalez-Llanos (Espanha), Alexander Khalessi (EUA), Robert Solomon e Prof. Dr. Samy Youssef (EUA).

  • Imagem 28. Aula do Dr. Gieseppe Lanzino sobre as opções de tratamento dos aneurismas paraclinoideos.

  • Imagem 29. Aula do Dr. Laligam Sekhar sobre o Bypass para aneurismas complexos.

  • Imagem 30. Dr. Tawk apresentando o legado do Dr. Evandro na neurocirurgia da Mayo Clinic e moderando os casos no último painel do EDOS.

A última sessão abordou a inovação, legado e maestria do Prof. Evandro de Oliveira na neurocirurgia mundial por todas as vidas de centenas de neurocirurgiões e milhares de pacientes que ele transformou. A mesma foi moderada pela Profa. Dra. Vanessa Holanda (Brasil) e pelo Prof. Dr. Thomas Origitano (EUA) e contou com as palestras dos Dr. David Langer (EUA), Neil Martion (EUA), Fredric Meyer (EUA), Edward Laws (EUA), Alfredo Quinones-Hinojosa (EUA), Fady Charbel (EUA) e Dr. Pablo Rubino (Argentina) (figura 31).

  • Imagem 31. Sessão emocionante sobre a maestria, legado e inovações do Dr. Evandro na neurocirurgia.

As palavras de encerramento foram proferidas pelos Dr. Jacques Morcos e Ali Krisht, organizadores do evento e, ao final, todos ovacionaram o Prof. Dr. Evandro de Oliveira de pé com uma longa salva de palmas (figura 32).

  • Imagem 32. Auditório de pé saudando o Prof. Dr. Evandro de Oliveira com uma longa salva de palmas ao final do EDOS.

As emoções e homenagens não terminaram por aí. O jantar dos palestrantes foi coroado com palavras emocionantes do Prof. Dr. Jean Gonçalves de Olivera, que mostrou gravações cheias de aprendizados de reuniões com o Dr. Evandro, agradecimentos cheios do Prof. Dr. Dolenc, Dr. Carlos Alegria, Dr. Al-Mefty, Prof. Dr. Gulherme Ribas, Prof. Dr. Colli, Dr. João Paulo Almeida e Dra. Vanessa Holanda, que trouxe palavras da Márcia, secretária e do Israel, técnico do laboratório, e dos atuais fellows do Dr. Evandro, como forma de representar todos que gostariam de estar presentes nestes dias, mas que por algum motivo não puderam.

A noite ainda contou com a homenagem da Federação Latinoamericana de Neurocirurgia (FLANC), realizada pelo Dr. Claudio Yampolsky e ex-presidentes da Federação (figura 33). Ao final, o Dr. Evandro agradeceu a todos os amigos presentes neste que foi a maior homenagem que algum neurocirurgião já recebeu na história (figura 34) e frisou que está feliz com tudo o que aconteceu em sua vida, com as conquistas da neurocirurgia e com o maior de todos os seus presentes: a presença da sua linda família ao seu lado, apoiando e demonstrando o seu amor, como sempre (figura 35). Fica a lição eterna do maior neurocirurgião da história do país, pai e marido exemplar. Como bem disse o Dr. Ali Krisht, unbelievable (inacreditável) e unforgettable (inesquecível).

  • Imagem 33. Entrega da placa de reconhecimento do Prof. Dr. Evandro de Oliveira pela  sua extraordinária contribuição à neurocirurgia latino-americana, entregue pelo Dr. Claudio Yampolsky e ex-presidentes da FLANC.

  • Imagem 34. Palavras finais de felicidade e gratidão a tantos que vieram de todas as partes do mundo para homenageá-lo.

  • Imagem 35. Dr. Wen Tzu, Cecília Tzu e Dr. Evandro de Oliveira, finalizando o evento cercado por seu maior presente: amor da esposa Marina e das suas filhas Sabrina e Romina.

Profa. Dr. Vanessa M. Holanda
Neurocirurgiã
CRM-SP 136.779
RQE 67.703