Sociedade Brasileira de Neurocirurgia envia proposta de atualização da especialidade ao Ministério da Saúde

Da esquerda para a direita: Dr.Jean de Oliveira, secretário geral da SBN; Dr. José Carlos Veiga, tesoureiro da SBN; Dr. Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde; e Dr. Luiz Borba, presidente da SBN.

Fotógrafo: Floriano Rios/MS


Documento prevê melhorias na portaria n° 2.920 de 1998

 

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) encaminhou ao Ministério da Saúde (MS) um projeto documentado com o objetivo de atualizar e modernizar a situação da área em âmbito nacional. Nomeado como ReforNeuro, o documento pode resultar em uma modificação da Portaria n° 2.920 de 9 de junho de 1998, que estabelece a neurocirurgia no Brasil e as normas para o credenciamento de hospitais e neurocirurgiões.

 

Aproveitando este momento ímpar na saúde brasileira, em que o MS é ocupado por um médico capacitado e comprometido com a melhoria do sistema público de saúde, como é o caso do Dr. Luiz Henrique Mandetta, o ofício elenca problemas da especialidade em setores públicos e privados, sugere soluções e apresenta argumentos técnicos para o avanço objetivado. A SBN considera a importância de aumentar as facilidades para atuação e acessibilidade no Brasil, da necessidade de recredenciamentos e de reequipamentos específicos e entre outros.

 

Aos olhares mais atentos, a proposta pode ser lida como um breve diagnóstico da saúde pública brasileira, pois aponta com precisão o que necessita ser melhorado e como o Ministério da Saúde pode aumentar a qualidade de atendimento à população. A Sociedade também considera a alta complexidade da neurocirurgia e é detalhista em suas propostas de atualizações inseridas no documento.


Clique aqui e acesse o documento na íntegra.


DOWNLOAD – REFORNEURO