SBN em parceria com IQG lançam Certificado por Distinção em Neurocirurgia

A SBN em parceria com o IQG (Health Services Accreditation) lançam o Certificado por Distinção em Neurocirurgia na área reservada da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), durante a Feira Hospitalar, no dia 25 de maio de 2018, em São Paulo. O IQG é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil.

Estiveram presentes no lançamento do Certificado por Distinção em Neurocirurgia o Dr. Ronald Farias (Presidente da SBN); a Dra. Alessandra de Moura Lima (Presidente do Projeto de Acreditação da SBN) e o Dr. Rubens Covello (CEO IQG).

O HCOR (São Paulo) e o Hospital Metropolitano (João Pessoa) são os primeiros hospitais brasileiros a participarem do Processo para obtenção do Selo por Distinção em Neurocirurgia.

As Certificações por Distinção reconhecem a excelência na gestão de processos ou de protocolos clínicos dentro de organizações. Para se qualificarem, as instituições devem ser elegíveis através de critérios previamente estabelecidos por cada programa. A certificação de Excelência e Distinção é válida por um período de dois anos. As instituições devem apresentar regularmente indicadores para manter a certificação.

O processo de acreditação assegura à sociedade que o cuidado ao paciente é uma prioridade da Instituição de saúde. Os programas de acreditação do IQG ajudam Instituições de saúde de todo o país a promover um forte compromisso com as questões de qualidade e segurança do paciente. Uma Instituição acreditada pelo IQG deve manter o mais rigoroso conjunto de normas e legislações aplicáveis ao setor de saúde.

O estabelecimento deve passar por uma rigorosa avaliação da equipe de especialistas do IQG. Após a visita dos avaliadores, a instituição recebe um prazo para implantar as oportunidades de melhoria apontadas, e após, apresentar evidências objetivas que tais melhorias foram implementadas. A avaliação por sua vez será submetida à comissão de acreditação, que concederá após análise, o certificado de acreditação.

A instituição será reavaliada periodicamente pelos Especialistas do IQG.

Fonte: IQC