SBN lança a pedra fundamental para a criação da biblioteca e videoteca para os associados

O espaço será no mesmo andar da sede e disponibilizará material didático neurocirúrgico de alta relevância

Na terra da garoa, como é conhecida a cidade de São Paulo, no bairro Paraíso e mais precisamente, na rua Abílio Soares 233, está localizada uma das instituições médicas mais renomadas mundialmente: a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), cujos membros, médicos neurocirurgiões ínclitos, com atuação marcada pelo brilho da criatividade e inovação, elevam o país ao posto de vanguarda na área, juntamente com potências de primeiro mundo.

Dois destes ilustres e premiados mestres serão homenageados com a mais nova aquisição da entidade: a sala 84, no mesmo andar da sede, para a criação da Biblioteca e Videoteca Atos Alves de Souza (em memória) e Evandro de Oliveira, onde os associados poderão consultar materiais como: vídeos, livros, revistas, artigos científicos e links dos principais sites relacionados à prática neurocirúrgica. 

“Estamos animados com o projeto, é algo que vínhamos tentando conquistar para ampliar as possibilidades de acesso a conteúdos relevantes aos neurocirurgiões e residentes brasileiros”, revela Dr. Luis Alencar Borba, presidente da SBN.

O Dr. Atos Alves de Souza atuava em Minas Gerais, onde dedicou 40 anos da sua carreira ao Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Além disso, foi professor na Faculdade de Ciências Médicas e Coordenador de Neurocirurgia no Hospital Lifecenter, além de dezenas de contribuições em trabalhos internacionais, artigos científicos e demais atividades que lhe renderam 13 condecorações.

O Dr. Evandro de Oliveira é catarinense, desenvolveu inúmeros trabalhos na área de anatomia microcirúrgica, em colaboração com o Professor Albert Rhoton e inaugurou o primeiro laboratório de treinamento microneurocirúrgico no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde exerceu por décadas a prática neurocirúrgica. Colaborou em variados projetos internacionais que lhe rendeu diversos prêmios, incluindo a homenagem conjunta da SBN e da Associação Americana de Neurocirurgiões (AANS). Desempenhou também a função de Professor Adjunto na Mayo Clinic, em Jacksonville (Estados Unidos), na USP e na UNICAMP.

A escolha dos homenageados, cuja contribuição para a neurologia e neurocirurgia transcende as fronteiras geográficas, foi cuidadosamente eleita e prontamente aceita para o projeto, pois entre suas principais características, como pode-se observar, destaca-se o ensino com perfeição e qualidade.

Na gestão do Dr. Eberval Gadelha, será decidido como este projeto será implementado.

“Esperamos que nossos associados se beneficiem e façam bom uso deste espaço”, conclui o Dr. Borba.