Presidente da SBN, Dr. Luis Alencar Borba, recebe título de Professor Honorário da Universidade de Sechenov, na Rússia

 

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) recebe com muita felicidade a notícia de que o presidente da SBN, Dr. Luis Alencar Borba, recebeu o título de Professor Honorário da Universidade de Sechenov, na Rússia. Fundada em 1758, a instituição é a primeira escola de medicina de Moscou e uma das mais antigas da Europa. Durante todos esses anos, desde a sua fundação, apenas oito especialistas receberam o título de emérito. O Dr. Borba é o primeiro neurocirurgião da história a ter esse reconhecimento pela universidade.

Conheça essa história

A honraria foi recebida na recente ida do especialista à universidade, onde é o atual diretor do curso de base de crânio. Em 2014, em um curso em Saint Louis, nos EUA, o especialista conheceu o Dr. Albert Sufianov, atual presidente do Departamento Acadêmico de Neurocirurgia da Universidade de Sechenov. “Eu estava como orientador do Curso de Abordagens a Base do Crânio e percebi que ele tinha certa dificuldade para entender o idioma e fazer dissecção. Por este motivo, me sentei ao lado dele e o ensinei”, lembra Dr. Borba.

Ao final do curso, o Dr. Sufianov, entregou ao Dr. Borba um folder do seu instituto na Sibéria, na Rússia, e o convidou para conhecer pessoalmente o local. “Quatro meses depois daquela conversa, eu recebi um convite oficial para ir até lá com tudo pago. Fiquei impressionado com toda a estrutura que eles tinham totalmente dedicada à neurocirurgia”, conta.

Nesta ocasião, o Dr. Borba fez quatro cirurgias ao vivo e em 2016 passou a dar o curso para os russos. Deste então, começou também a levar brasileiros, tanto para estudar quanto para ensinar. Tornou-se diretor do curso no local e entre professores e residentes, mais de 30 brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da universidade, vivenciar a cultura, ver de perto as minúcias da prática cirúrgica fora do país, conhecer um centro de excelência e se aperfeiçoar.

O intercâmbio internacional

Seguindo este anseio de ampliar o intercâmbio educacional entre os países, neste ano, 2019, uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e o do Departamento Acadêmico de Neurocirurgia da Universidade de Sechenov, possibilitou que os primeiros colocados na prova de R4 deste e do último ano, aplicada pela SBN, pudessem também vivenciar tal experiência: foram 20 residentes selecionados, tendo parte dos seus custos cobertos pelas entidades.

O residente Bernardo Pinto Coelho Keuffer, primeiro colocado na prova de R4 do último ano, foi um dos selecionados e participante do curso. Ele conta que além de todo o intercâmbio cultural, há um enorme ganho profissional neste processo: “Os russos foram muito receptivos conosco, em todos os aspectos, tivemos a oportunidade de ir muito além na prática cirúrgica. As patologias da base de crânios são as mais difíceis e lá eles nos possibilitam ver e fazer. Para um residente isso é de extrema importância”, afirma Keuffer.

Um dos destaques que é mencionado por Bernardo e que foi citado por Erion Junior de Andrade, também selecionado para o curso, é o alto nível da estrutura da instituição e qualificação dos professores. “Lá é um centro de referência para toda a região e um serviço público. Por este motivo, eles recebem um volume alto de pacientes e, mesmo assim, conseguem ter um atendimento de excelência que envolve tecnologia, ciência e saúde”, relata Andrade.

Para ele, tal experiência e o título recebido pelo Dr. Borba mostram “o quanto vale a pena fazer uma neurocirurgia de qualidade em qualquer lugar do mundo. E como os brasileiros podem impactar a especialidade mesmo do outro lado do planeta”.

Outro ponto mencionado pelos residentes é o sentimento de, por meio de ações como essa, ver que a SBN está investindo nos neurocirurgiões futuros e veteranos do país. “Além disso, é um incentivo para que a gente se empenhe ainda mais nas provas e demais atividades que vierem”, afirma Bernardo.

Para a SBN, essa honraria vem como a certeza de que os neurocirurgiões brasileiros estão entre os melhores do mundo e reforça o compromisso da entidade com a educação, atualização e formação da especialidade no país.

Conheça um pouco da carreira do Dr. Borba

É Presidente da SBN. Ex-Presidente do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, da SBN, em 2014. Membro do Conselho deliberativo da SBN, desde 2008. Professor Adjunto de Neurocirurgia da Universidade Federal do Paraná. Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da UFPR. Mestre em Neurocirurgia pela UNIFESP. Pós-Graduado em Cirurgia da Base do Crânio pela Universidade do Arkansas – EUA. Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo – USP-RP. Coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Membro da Academia Mundial de Neurocirurgia. Membro Honorário da Sociedade Uruguaia de Neurocirurgia. Membro Honorário da Associação de Neurocirurgia de Tyumen, Sibéria, Rússia. Membro titular do Comitê de Base do Crânio da World Federation of Neurological Societies. Ex-Presidente da Sociedade Neurocirurgia do Paraná. (2004-2008). Revisor da Revista Neurological Review (Zurique- Suíça) Membro do Comitê Editorial do Brazilian Journal of Neurosurgery Coordenador e diretor de Cursos de Abordagens a Base do Crânio em mais de 10 países das Américas, Europa e Ásia e Oriente Médio. Conferencista em Congressos Nacionais e Internacionais (são mais de 200). Publicações em Revistas Internacionais e Nacionais sobre os temas de Interesses (São mais de 60). Presidente do Congresso Mundial de Cirurgia da Base do Crânio, no Rio de Janeiro, em março de 2020.

  

 

 


01/11/2019