Prezados Colegas Neurocirurgiões Brasileiros,

Primeiramente, gostaria de desejar a todos, um feliz 2019, repleto de saúde, prosperidade e que junto com nosso Brasil, possamos ter dias melhores.

Em 01/01/2019, assumimos o comando da SBN, órgão máximo de defesa, ensino e formação dos Neurocirurgiões Brasileiros. Agradeço a todos que nos primeiros dias do ano, abriram mão de momentos de suas férias e da companhia de familiares para se dedicarem à nossa Sociedade.

Estamos tomando conhecimento da situação da máquina administrativa e nestes primeiros dias já vimos que muita coisa precisa ser feita para que possamos tomar o rumo que desejamos.

Temos inúmeros planos e idéias, dentre os quais destacamos os seguintes, que já estão sendo colocados em prática:

1) Curso Nacional dos Residentes de Neurocirurgia: Em nossa gestão, descentralizaremos o ensino da neurocirurgia, que será levado para todas as regiões de nosso país e não mais restrito a um único estado. Neste primeiro ano, o curso dos residentes será dividido em R1-R2, R3  e R4-R5, e será ministrado em seis capitais: Salvador, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Maceió.

2) Título de Especialista: Será mantido o arcabouço do ano anterior, com mudanças na parte prática, em que as bancas de examinadores serão compostas por neurocirurgiões indicados pelos diferentes departamentos, usando o critério de profundo conhecimento da área, experiência profissional, rigor acadêmico e caráter ilibado.

3)  Reforma Administrativa: Estamos adotando medidas de contenção e otimização dos gastos da Sociedade, para que todo o recurso arrecadado seja utilizado em benefício do associado.

4) Assistência Jurídica Integral: Contratamos o escritório do Dr. Sérgio Domingos Pittelli, médico neurocirurgião e advogado, com grande experiência na defesa da classe médica. Forneceremos ao associado, o primeiro atendimento gratuito, com um parecer inicial que auxiliará o associado em seu momento de incerteza jurídica.

5) Caravanas SBN: Já estão planejadas em 2019, oito caravanas, em Campinas, Teresina, Uberaba, Cascavel, Passo Fundo, Petrolina, Campina Grande e Campo grande, com o intuito de estimular e aumentar o intercâmbio científico e cultural.

6) Relacionamento com o Ministério da Saúde: Pela primeira vez, temos a oportunidade de interagir com um Ministro que pensa como nós e conhece profundamente os anseios e necessidades da classe médica. Foram realizados contatos iniciais, com excelente resposta e em breve teremos boas novidades nessa área.

7) Defesa Profissional: Continuaremos a árdua luta pela melhoria das condições de trabalho Brasil a fora, denunciando e combatendo os mal feitos e lutando pela remuneração digna junto às fontes pagadoras. A nossa intenção é a de valorizarmos cada vez mais o trabalho do Neurocirurgião, nem que para isso, tenhamos que propor no futuro uma decisão mais drástica em nome de nossa especialidade.

Em 25 a 28 de setembro deste ano, realizaremos no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, o CBAN, presidido pelo Dr. José Antonio Guasti, onde serão homenageados os Professores João Cândido Araújo (PR) e José Alberto Landeiro (RJ). Será um grande evento científico e social, com integração de todos os participantes. Esperamos pela presença de todos vocês.

A caminhada está apenas começando, mas tenho certeza de que tudo que é feito com prazer e dedicação, sempre está destinado a ter um final feliz.

Um grande abraço a todos,

Luis Alencar B. Borba

Presidente da SBN

Gestão 2019-2020.