Operative Techniques in Epilepsy Surgery

A cirurgia de epilepsia transformou-se nos últimos anos de forma extraordinária. O campo foi revolucionado pelo uso de técnicas minimamente invasivas e rápidos avanços na neuroimagem, transformando a maneira como operamos. Este livro, publicado pela Editora Thieme em Nova York inclui, em 30 capítulos e quase uma centena de contribuidores, temas inéditos como realidade aumentada, robótica, desconexão endoscópica, ablação a laser, ultrassom focado e neuromodulação.

Nossas ferramentas melhoram, assim como nossa compreensão científica dos fundamentos biológicos da epilepsia. Existe uma percepção crescente de que a epilepsia é uma doença da rede neuronal e que técnicas de modulação neural, como a estimulação vagal, cerebral profunda e estimulação responsiva, que alteram essas redes epileptogênicas, serão cada vez mais adotadas no arsenal de tratamento.

A colaboração internacional nesse livro é fundamental. Os diferentes autores não necessariamente enxergam os mesmos problemas da mesma maneira, e isso expande nossa capacidade de discussão. Toda essa complexidade é refletida no conjunto desta obra. A preparação do livro já mudou nossa prática diária. Esperamos que possa também influenciar a sua.

 

 

Gordon Baltuch
Arthur Cukiert