Novos códigos de cirurgias submetidos para incorporação no rol da ANS

         No dia 5 de maio passado, foi encerrado o prazo para que fossem submetidos os pedidos de novos procedimentos, para incorporação ao novo rol da ANS. Diferentes sociedades de especialidades elaboraram seus pedidos e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), em colaboração com a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), propuseram 21 alterações/inclusões no futuro rol.

            Este trabalho teve início com a criação de novos códigos dentro da tabela CBHPM, com o auxílio da AMB, e a partir daí, foram preenchidos os formulários disponibilizados no site da ANS para as mudanças no rol. O objetivo é incorporar as novas técnicas e tecnologias da saúde, de forma regrada, visando reduzir os conflitos com as fontes pagadoras.

            O rol da ANS rege a saúde suplementar, porém sua aprovação será também um importante indicativo sobre o que poderá ser incorporado dentro do SUS, onde a maior parte da população brasileira procura o tratamento para seus problemas de saúde.

 

Parabenizamos todos que estiveram envolvidos e contribuíram para a execução dessa importante tarefa. O próximo passo é acompanhar o cronograma e aguardar a resposta final, que deverá ser emitida somente em 2020.