A atual Diretoria da SBN tem a satisfação de apresentar o Curso Nacional dos Residentes – CNR, uma ferramenta de ensino que visa oferecer aos residentes de Neurocirurgia do país, de forma democrática e abrangente, um programa de educação atualizado e em sintonia com as diretrizes preconizadas pela SBN e publicadas no Livro do Residente. O CNR tem por objetivo ampliar a experiência bem sucedida dos cursos realizados anteriormente e criar um programa institucional  de ensino com envolvimento de especialistas de todas as regiões do país, integrando e permitindo um nivelamento do ensino em um patamar ainda mais elevado, através do envolvimento de um maior número de professores, preceptores e neurocirurgiões com os temas atuais e com as recomendações da SBN.

O CNR, será realizado em seis capitais e em datas distintas durante o ano. Os programas foram organizados de forma a garantir a cobertura do maior número possível de temas e distribuídos em turmas constituídas por 3 grupos, sendo eles:

Clique nos grupos abaixo e confira a programação:

 

Grupo 1: R1 e R2


Grupo 2: R3


Grupo 3: R4 e R5


 

*Cada residente deverá realizar um curso anual, podendo escolher o local que for mais conveniente.

 

As datas e locais estão definidas e publicadas, de forma a permitir a organização dos residentes com a maior antecedência possível, de acordo com suas regiões e preferencias de deslocamento, reduzindo assim os custos para a realização dos cursos. Serão realizados dois cursos para cada grupo, um em cada semestre, e em diferentes capitais, facilitando a participação dos residentes de acordo com suas agendas e atividades em seus Serviços.

A participação efetiva e comprovada pela presença nos cursos será bonificada com 1,0 ponto (um ponto), na prova anual dos residentes, realizada tradicionalmente no mês de Dezembro, mantendo a experiência dos cursos recentes oferecidos pela SBN.

O formato das aulas, conteúdos abordados e a bibliografia de referência serão fornecidos pela diretoria do CNR, baseadas nas diretrizes publicadas pela SBN, de forma a facilitar e orientar o trabalho dos professores e manter um padrão de qualidade nos cursos, independente da região onde serão realizados. O conteúdo ministrado durante os cursos será organizado e disponibilizado para todos os residentes cadastrados, no site da SBN, permitindo o acesso contínuo ao material para orientação de estudo e preparação para as provas anuais.

Estaremos continuamente disponíveis para avaliar todas as demandas e sugestões dos residentes, sendo que além dos questionários aplicados ao final de cada curso para avaliação da atividade, poderemos ser contatados através dos canais de comunicação da SBN, bastando apenas fazer referência ao CNR em suas mensagens.

Esperamos realizar um grande trabalho juntos!

 

Carlos Eduardo da Silva                               Luis Alencar Borba

 Coordenador do CNR                                  Presidente da SBN