Congresso Brasileiro de Neurocirurgia celebrou seus 60 anos em 2018 quebrando recordes

32ª Edição do CBN, realizada em Porto Alegre, consolidou a posição de destaque da neurocirurgia brasileira no mundo. Entre os dias 05 e 09 de setembro de 2018 foi realizado o XXXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS., tendo como presidente o Dr. Marcelo Paglioli Ferreira e como vice-presidente o Dr. Arlindo D’Avila. O congresso, considerado o 3º maior evento de neurocirurgia, reuniu mais de 2100 inscritos entre profissionais neurocirurgiões, residentes em neurocirurgia e estudantes de medicina.

A qualidade científica foi o ponto central do CBN 2018. Nesse sentido, o presidente do Congresso, Dr. Marcelo Ferreira, juntamente com o Dr. Arlindo D’Avila, vice presidente, e o Dr. Luis Alencar Biurrum Borba, Diretor científico e atual presidente da SBN, não mediram esforços para contemplar as mais diversas áreas da neurocirurgia, consultando os comitês da SBN e seus especialistas e os membros da comissão científica, que de forma abnegada, colaboraram com importantes sugestões de atividades, temas e palestrantes, permitindo a realização de um congresso inclusivo e democrático.

Ao todo, o CBN 2018 contou com 47 convidados internacionais vindo de 4 continentes e mais de 340 convidados nacionais vindos de todas as regiões do país. Além disso, comprovando a força da neurocirurgia brasileira, foram submetidos 987 trabalhos científicos, avaliados por um comitê formado por 24 especialistas, liderados pelo Dr. Sérgio Listik, secretário geral do congresso. Ao todo foram realizados 22 cursos pré-congresso, 49 seminários, 9 sessões plenárias, 09 sessões de temas livres, 4 sessões 3D e 3 atividades conjuntas entre SBN e CNS.

A organização do evento ficou a cargo da CCM Congresses, maior empresa organizadora de eventos médicos da América Latina, responsável por toda a operação logística do evento.

O CBN 2018 também deu destaque à Robótica e Inteligência Artificial. A Robótica já está presente no Brasil desde 2011, quando as técnicas foram incorporadas dos Estados Unidos e, com cada vez mais velocidade, estão sendo adotados pelos centros de referência. Foi realizado, também, o Fórum do Exercício Profissional, sob a coordenação da Dra. Eleci Vaz Ferreira, onde foram discutidos os desafios da categoria referentes as suas práticas. Outra atividade que recebeu ótimo público e foi destaque na imprensa foi o Seminário “Mulheres Neurocirurgiãs”, presidido pela Dra. Nelci Zanon Collange, que discutiu o papel das médicas nesta especialidade e contou com a presença da presidente do Comitê das Mulheres Neurocirurgiãs da World Federation of Neurological Societies.

Por fim cabe ressaltar que para a palestra da Sessão Solene de Abertura do CBN 2018, foi convidado o então candidato e hoje Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, que falou para um Teatro do Sesi lotado, com mais de 1500 presentes.