CBAN 2019: um evento que mantém a marca e o compromisso com formação continuada dos neurocirurgiões

A cidade do Rio de Janeiro recebeu entre os dias 25 e 28 de setembro, o maior evento voltado ao aprendizado e atualização dos neurocirurgiões do país: o XIX Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia. Reunindo, aproximadamente, 800 pessoas durante quatro dias, com mestres brasileiros e estrangeiros que dividiram seus conhecimentos e estiveram à disposição para debater e compartilhar estudos e novidades da área.

Com um programa cientifico abrangente e de alto nível, especialmente preparado pelos Departamentos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, com o apoio e colaboração da Comissão de Ensino da entidade, entre os destaques do programa esteve o Simpósio Brasileiros no Exterior. Em que os especialistas, formados no Brasil, e que estão desenvolvendo e colaborando com o progresso da neurocirurgia pelo mundo, compartilharam suas experiências. Com um dia dedicado à neurocirurgia vascular, os participantes puderam conversar sobre futuros desenvolvimentos e perspectivas inovadoras.

Durante a abertura, foi feita uma homenagem ao Prof. Dr. Paulo Andrade de Mello, pioneiro da neurocirurgia no Distrito Federal, criador e coordenador, durante vários anos, da comissão de ensino da SBN, além de responsável pelo modelo de ensino utilizado na nossa entidade. Aconteceram ainda dois outros simpósios dedicados a homenagear o Prof. Dr. João Cândido Araújo, um dos fundadores da primeira Universidade do Paraná e responsável pela publicação de vasta obra bibliográfica na medicina nacional; e o Prof. Dr. José Alberto Landeiro, reconhecido internacionalmente pelo seu legado científico e acadêmico para o desenvolvimento e ensino da neurocirurgia. E um tributo ao Dr. Evandro de Oliveira, científico e de celebração da carreira de um dos especialistas que mais difundiram a neurocirurgia brasileira internacionalmente.

Sendo pioneiro na educação continuada de neurocirurgiões, o CBAN 2019 cresceu e trouxe uma combinação de cursos pré-congresso, sessões plenárias, seminários e simpósios. “É importante ver que o CBAN começou como um curso pequeno e por causa do interesse em educação, ele cresce a cada nova edição, seja em número de participantes ou de possibilidades de aprendizado”, explica o presidente da SBN, Dr. Luis Borba.

Com cerca de 28 apoiadores, de acordo com Dr. Borba, o evento reflete a credibilidade e compromisso que a SBN tem com a formação cientifica dos profissionais, pois cada palestrante e participante agrega com a sua expertise e colabora com a marca do neurocirurgião, que é o desejo ávido por conhecimento.


Conferencistas 
Entre os conferencistas nacionais, o congresso contou com forte representação de todas as regiões do país.

Internacionais: James Goodrich, Kenan Arnautovic, Kevin Foley e Michael Lawton, dos EUA; José Soriano, do México; e Michiriho Kohno, do Japão. 

Brasileiros no exterior: Claudio Tatsui, da MD Anderson; Daniel Prevedello, da Ohio State University; Ricardo Hanel, da Baptist Health; Daniel Cavalcanti, da NYU Langone Health; Igor de Castro, do Georgia Neurosurgical Institute, Pedro Coutinho, da Yale School of Medicine, e Danilo Silva, do Lenox Hill Hospital Northwell Health, todos com atuação nos EUA.