Bons ventos na parceria SBN/MEC

A SBN persegue há mais de década associação com a CNRM-MEC com o objetivo de compatibilizar os regramentos MEC e SBN.

O progresso contínuo nesta aproximação dependeu em muito da compreensão do papel e esforços SBN na formação de neurocirurgiões por parte da CNRM liderada pela Dra. Maria do Patrocínio Tenório Nunes e pela Dra. Rosana Leite de Melo.

O Conselho Deliberativo da SBN, por sua vez, produziu significativa atualização do Protocolo da Comissão de Credenciamento, que contextualizado pelo estudo da Demografia Neurocirurgia do Brasil, trazem visão mais clara para os rumos da formação em neurocirurgia.

Em abril último estes documentos e propostas foram apresentados para a Dra. Rosana Leite de Melo, Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde – DDES e Secretária Executiva da CNRM pelos Drs. Luis B Borba e Luiz C Alencastro, obtendo a intenção de firmar a parceria SBN/MEC.

Maio marcou a assinatura do Termo de Cooperação das Visitas, com o que, o calendário das visitas fica unificado, o relatório único e consensuado, gerando status idêntico aos Serviços SBN/MEC.

Na Plenária de junho/19, com a participação do Dr. Luiz C Alencastro e Dr. Marco A Herculano houve apresentação e discussão das propostas SBN, sendo agendada reunião de trabalho em Brasilia no próximo dia 16/07 para os ajustes formais do novo Protocolo da Comissão de Credenciamento.

A participação da Dra. Rosana na Caravana SBN em Campo Grande reforçou a intenção do trabalho conjunto em favor de formação neurocirúrgica qualificada para atender as necessidades da população. Caberão à SBN as definições técnicas e ao MEC o gerenciamento do sistema.