Atletas e médicos ganham guia para prevenir casos de doping

Câmara Técnica de Medicina do Esporte do Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou um guia prático, com orientações objetivas, sobre os riscos do doping causado pelo uso de medicamentos e suplementos, durante o IV Fórum de Medicina do Esporte.

Contou com a contribuição de especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBMEE), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).


 Clique aqui para baixar o documento.


A intenção é conscientizar de um lado os competidores sobre os riscos do uso inadvertido de fórmulas e os médicos e os profissionais da saúde sobre os efeitos que determinados medicamentos podem gerar. Para o presidente do CFM, Carlos Vital, a expectativa é criar uma rede colaborativa de ética e boas práticas esportivas.

Esperamos que essa cartilha sirva de apoio não só para os profissionais especializados no tema, mas para todos os interessados. Certamente será um subsídio importante, principalmente para o médico assistente de atletas e de praticantes de exercícios físicos, além dos próprios esportistas e suas equipes de apoio“, afirmou.

Fonte: PORTAL.FCM