Teresina receberá exposição “Abrindo os olhos para enxergar o mundo”

O Complexo Cultural Clube dos Diários receberá, entre os dias 14 e 21 de maio, a exposição “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo” – uma vivência que, através de multimeios, apresentará uma experiência artística sensorial inspirada no exemplo de vida, na trajetória de superação, e nas crônicas escritas pelo médico neurocirurgião, reconhecido mundialmente, Dr. Benjamin Pessoa Vale.

Esse trabalho, que é a soma de pessoas que acreditam no valor de abrir os olhos para enxergar o mundo, conta com o talento dos artistas: Fátima Campos, Rogério Albino, Jucelino Nunes, Eulália Pessoa, Manoel Soares, Valdeci Ribeiro, Stênio Ferreira, Reisinha Barbosa e Rafael Albuquerque (Jabuh). A curadoria é de Elsa Elvas, com direção artística de Kalina Rameiro e projeto arquitetônico criado por Ronaldo Veras”, destaca Adriana Araújo, idealizadora do projeto.

No evento, cada artista contribui – por meio de telas, esculturas e outras formas de experimentar e sentir a arte – para apresentar a história de superação do médico Benjamin Pessoa Vale, bem como as formas de compreender o mundo retratado nas crônicas escritas pelo médico.

O evento é gratuito e estará aberto ao público entre os dias 14 e 21 de maio. Serão realizadas, também, oficinas de artes, audiovisual e fotografia. Durante esse período serão atendidas 20 escolas de Teresina e mais de 800 estudantes.Ao final da exposição, será montado um painel de intervenções, onde os alunos poderão se manifestar artisticamente, com a supervisão dos monitores e a participação de um artista expositor.

A exposição é resultado de ação da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública e de interesse social, em parceria com a Adi Produções, Fundação Mandacaru e o Instituto Cultural Saber e Ler, com o apoio da Assembleia Legislativa do Piauí, via emendas parlamentares, e patrocínio do Governo do Estado.

Dr. Benjamim Pessoa Vale:
Por volta dos 12 anos, o médico teve a oportunidade de ser alfabetizado numa escola rural. Vindo de uma família de 15 irmãos, Dr. Benjamim venceu grandes obstáculos através da educação e, hoje, continua superando limites, salvando vidas e espalhando conhecimento.

Serviço:
14 de maio
19h30 – Cerimônia de Abertura
Entrega do Certificado de Empreendedor Social do Piauí e Troféus
Coquetel

Fonte: 180GRAUS