SNOLA/SLAOP premia os Drs. Antonio De Salles, Sergio Cavalheiro, Ricardo Ramina e Paulo Henrique Aguiar

Neste mês de março tivemos a SNOLA/SLAOP 2018. O maior evento de neuro-oncologia da America Latina foi realizado durante 3 dias em São Paulo e contou com brilhantes apresentações de mais de 40 palestrantes internacionais.

Tivemos 1027 participantes que puderam aprofundar seus conhecimentos e dividir experiências em atividades interativas com os maiores nomes da neuro-oncologia mundial como os neurocirurgiões Raymond Sawaya, Sujit Prabhu, Claudio Tatsui, Nader Sanai, Gelareh Zadeh; Aliasgar Moyadi, Antonio Chiocca, Michael Chicoine, Walter Stummer; neuro-oncologistas como Roger Stupp, Michael Weller, Antonio Omuro entre outros; neuropatologista Arie Perry e diversos colegas radioterapeutas, radiocirurgiões, cuidados paliativos e neuro-oncologia pediátrica.

Ressalto a ilustre presença dos coordenadores da oncologia da SBN Leonardo e Marcelo que juntamente com Mauro Suzuki ajudaram a avaliar premiar os melhores entre os mais de 240 trabalhos deste evento. Como Chair da Neurocirurgia, representando a FLANC o Dr Jose Marcus Rotta, além de dividir seu impar conhecimento na area ajudou a construir este excelente programa. A neurocirurgia teve como premiados Dr. Antonio De Salles (radiocirurgia), Sergio Cavalheiro (neuro-oncologia pediátrica); Ricardo Ramina (neurocirurgia oncologia) e Paulo Henrique Aguiar (pesquisa em neuro-oncologia) que receberam, pela contribuição acadêmica, estado da arte e pesquisa em suas respectivas áreas, “Awards” merecidos; Também tive a honra de ser premiado com Raymond Sawaya Award pelo trabalho e desenvolvimento da especialidade na America Latina.

Este evento ratificou a importância da multidisciplinaridade e trouxemos todas as tecnologias modernas cirúrgicas e de tratamento como 5-Ala, LITT, TTF, politerapias, imunoterapia, novas tecnologias em radioterapia e abordagens em cuidados paliativos. Entretanto, mais importante tivemos o lançamento da SNOLA Consortium que trará “big trials” para nosso continente e a SNOLA Consensus que desenvolverão em caráter multidisciplinar diretrizes de tratamento e assistência.

Agradecemos a todos neurocirurgiões e residentes que enriqueceram a SNOLA/SLAOP com sua presença fundamental no crescimento da especialidade e na melhor assistência dos nossos pacientes oncológicos e já contamos com sua presença no SNOLA 2020 em Buenos Aires e no Interim Mundial de Neuro-Oncologia que virá a América Latina pela primeira vez na história em 2023 e será realizado no Brasil.

Marcos Maldaun
Presidente Fundador da SNOLA