Simpósio das Mulheres no CBN 2018

Durante o Congresso Anual da SBN, CBN 2018, em Porto Alegre, Complexo da FIERGS, com um record de público, 2037 inscritos e 48 convidados internacionais.

O XXXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, encontro científico bianual, em Porto Alegre, além e celebra o 60º aniversário da SBN, foi palco do primeiro encontro da Comissão das mulheres na neurocirurgia da SBN. Nossa convidada internacional foi a Presidente do Comitê das Mulheres na Sociedade Mundial das Sociedades de Neurocirurgia – WFNS. Ela é chefe de Serviço na Argélia, onde o número de profissionais médicas neurocirurgiãs mulheres é 90%, tendo apenas um colega neurocirurgião na equipe.

Ela nos deu um panorama das mulheres da neurocirurgia no mundo e da sua experiência em tumores de órbitas. Juntamente com a escritora Lelia Almeida, que é uma escritora com reconhecimento no mundo da literatura feminina, através das gerações.

Nesse evento, tivemos o privilégio do lançamento de uma revista, caderno especial da SBN sobre as mulheres. Quebra de paradigma, que ainda não tinha acontecido nos 60 anos de história da SBN. Isto se deve, em boa parte ao emprenho pessoal de nossa Diretora de Comunicação, Dra Mariangela Gonçalves e ao Presidente em exercício 2016-2018, Dr Ronald Farias, que muito impulsionou as  atividades do grupo da mulheres na neurocirurgia em sua gestão.

Durante as discussões, decidimos que o nome do nosso grupo será WIN (the WINNER – Vencedoras), WIN BRASIL SBN e que também esse grupo será o mesmo que representará a ABNc.

Como primeira missão, cada uma das 6 diretoras terá uma jovem, júnior que estará trabalhando ao nosso lado ao longo desses 2 anos para que a próxima gestão já esteja sendo gestada.