SBN se reúne com os Serviços de Residência de Fortaleza/CE para adotar Modelo de Residência em Rede

 

Nas dependências do Hospital Geral de Fortaleza, foi realizada reunião no dia 1 de fevereiro de 2018 entre as 11:00 e 15:00 horas entre os Drs. Valdir Delmiro Neves (Vicepresidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), Edson Lopes Junior (Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza, Stélio da Conceição Araújo Filho (Supervisor do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza), Carlos Vinícius Mota de Melo (Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Instituto Doutor José Frota), Túlio Cícero Spínola de Almeida (Supervisor do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia do Instituto Doutor José Frota) e Werllen Soares Maia (Representante do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Infantil Albert Sabin).

Após palavras introdutórias o Dr. Valdir(SBN) discorreu sobre o Projeto de Residência em Rede que está sendo implantado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) sob chancela do Ministério da Educação (MEC). Este projeto tem como objetivo precípuo melhorar a formação do médico-residente em neurocirurgia dando-lhe oportunidade de estagiar em vários hospitais tanto locais como em outras cidades e regiões, dando-lhe oportunidades para complementar o seu aprendizado e/ou preencher eventuais lacunas em sua formação acadêmica.

Após estas explanações foram dadas oportunidades para os representantes dos serviços e supervisores de programas de residência médica opinarem sobre o projeto em questão e discorrerem sob as forças e deficiências de cada um dos centros de treinamento. Nesta ocasião foi informado ao representante da SBN (Dr. Valdir) que os serviços já oferecem rodízios em hospitais locais e de outros centros na percentagem de 20% da carga horária dos Programas de Residência Médica, fato já de ciência do MEC.

A seguir ficou estabelecido como será a operacionalização da Residência em Rede em Neurocirurgia no estado do Ceará, a qual se distribuirá entre os diferentes serviços e Hospitais de Apoio. Os pontos chaves foram:

  1. O projeto abarcará inicialmente os estágios do quinto ano do programa. 
  2. Será criado o cargo de Coordenador Regional do Programa, que será exercido alternadamente pelos supervisores dos Programas de Residência do HGF e IJF, com rodízio anual. Serão atribuições do coordenador:
    a. Fazer gestões para uma integração mais completa dos programas.
    b. Fazer gestões para unificação curricular dos programas.
    c. Fazer gestões para minorar os entraves burocráticos que dificultem a livre circulação pelos hospitais conveniados dos residentes do programa.
  3. Os serviços manterão a sua estrutura administrativa e de treinamento inalteradas. 
  4. Será criada uma reunião conjunta entre os serviços com periodicidade inicial, trimestral. 
  5. Em relação aos rodízios dos residentes, o mesmo se dará da seguinte forma:
    a. Residente de Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza:
    01. Estagiará por 3 (três) meses no Hospital Infantil Albert Sabin na área de Neurocirurgia Pediátrica.
    02. Estagiará por 3 (três) meses no Hospital Instituto Doutor José Frota nas áreas de Neurocirurgia da Coluna e dos Nervos Periféricos.
    03. Terá estágio de 2 (dois) meses em Neurocirurgia Funcional fora do Estado (João Pessoa, São Paulo).
    b. Residente de Neurocirurgia do Instituto Doutor José Frota:
    01. Estagiará por 6 (seis) meses no Hospital Geral de Fortaleza nas áreas de Neurocirurgia Vascular, Neuroradiologia e Neuroncologia (Cirurgias de Hipófise e Base do Crânio).
    02. Estagiará por 3 (três) meses no Hospital Infantil Albert Sabin na área de Neurocirurgia Pediátrica.
    03. Terá estágio de 2 (dois) meses em Neurocirurgia Funcional fora do Estado (João Pessoa, São Paulo).

Após definição dos tópicos acima e em comum acordo de todos os participantes, deu-se por encerrada a reunião, da qual lavro esta ata.

Fortaleza 1 de fevereiro de 2018

Valdir Delmiro Neves
Edson Lopes Junior
Stélio da Conceição Araújo Filho
Carlos Vinícius Mota de Melo
Túlio Cícero Spínola de Almeida
Werllen Soares Maia