SBN se reúne com o Conselho de Representantes do Nordeste, em Recife

O Conselho de Representantes Estaduais é um dos órgãos estatutários da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e deve se reunir periodicamente para discutir assuntos de interesse da neurocirurgia brasileira, trazendo a visão das regionais e debatendo os problemas locais de cada Estado da Federação.

Devido à extensão continental do Brasil, a diretoria da SBN optou por descentralizar as reuniões, formatando-as em quatro grupos: Nordeste, na cidade de Recife/PE, Norte e Centro-Oeste, em Brasília/DF, Sudeste, na cidade de Campinas/SP e Sul, em Porto Alegre/RS.

O primeiro encontro aconteceu no dia 28 de abril, na cidade de Recife, reunindo os Estados nordestinos. O anfitrião do evento foi o Dr. Igor Faquine, representante do estado de Pernambuco e que fez o convite para a SBN realizar esse importante encontro no auditório do Hospital da Restauração, maior serviço de neurocirurgia do Nordeste.

Quatro temas foram discutidos na reunião e aprovados por unanimidade:

1. A adoção dos manuais da SBN, como referência de codificação de procedimentos na região nordeste;
2. Participação de neurocirurgiões nordestinos no projeto junta médica da SBN;
3. Natalidade neurocirúrgica na região, com a proposta de não haver mais expansão de novas vagas de residência médica na região;
4. Remuneração dos neurocirurgiões em escala de plantão presencial ou de sobreaviso em hospitais privados, ficando acordado o estabelecimento de valores mínimos de remuneração de acordo com o piso nacional dos médicos (Piso FENAM).

A Diretoria da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia esteve presente ao evento, representada pelos Drs. Fernando Aguiar (Aracaju/SE), presidente da entidade, José Carlos Moura (Petrolina/PE), secretário geral, e Flávio Leitão Filho (Fortaleza/CE), membro do Conselho Deliberativo.

Para o Dr. Fernando, essa iniciativa da SBN é muito interessante ao propiciar uma aproximação entre os Estados nordestinos, cuja situação profissional e de mercado de trabalho é muito parecida.O Próximo encontro da SBN com o conselho de representantes será realizado no Estado de São Paulo, com Estados da região Sudeste.