SBN inicia em todo o Brasil a semana Neuro em Ação nesta segunda-feira, 11 de setembro

Prezados Neurocirurgiões, Residentes de Neurocirurgia e Estudantes de Medicina,

 

É com imensa satisfação que a SBN e suas representações estaduais lançam, nesta segunda-feira (11/09), o Projeto NEURO EM AÇÃO, uma semana dedicada à responsabilidade social.

 

Nesta semana, de 11 a 15 de setembro, em várias cidades do Brasil, a neurocirurgia brasileira estará em contato direto com a população, levando informações sobre a especialidade e promovendo ações preventivas relacionadas a acidentes e a problemas posturais.

 

Mais de três mil profissionais e acadêmicos de medicina estarão participando desse evento em todo o Brasil, realizando palestras nas escolas, panfletagens em semáforos e locais públicos e caminhadas de conscientização.

 

Três temas fazem parte desse magnífico projeto: uso de telefone celular e direção, mergulho em águas rasas e lombalgia por postura inadequada. São temais atuais e de forte impacto na saúde pública. Atualmente, a combinação do uso de celular e direção apresenta mais riscos de acidentes automobilísticos do que álcool e direção.

 

No passado, a campanha da SBN, alertando a importância do uso de ácido fólico na gravidez para prevenção de anomalias do sistema nervoso, foi um sucesso e, como consequência, reduziu drasticamente a incidência desses agravos.

 

Além dessas ações preventivas, a semana servirá também para a população brasileira conhecer melhor a nossa especialidade, nos aproximando cada vez e desmistificando a falsa ideia, plantada por governos passados, de que a classe médica brasileira é “elitista” e distante da sociedade civil.

 

Portanto, pedimos o engajamento a todos os membros da comunidade neurocirúrgica brasileira para que se dediquem com afinco a esse belo projeto social.

 

São Paulo, 10 de setembro de 2017.

 

Diretoria da SBN.

 

A seguir relato do Dr. Valdir Delmiro Neves sobre sua experiência com o Neuro em Ação na Paraíba:
“Encerramos a semana Neuro em Ação há alguns minutos aqui no busto de Tamandaré, praia Tambau/Cabo Branco, em João Pessoa! Resumo: mobilizamos 180 estudantes das 4 faculdades de medicina da cidade que durante 1 semana ministraram aulas para estudantes do ensino fundamental. Realizamos 57 procedimentos neurocirúrgicos de alta complexidade (não foram possíveis os 60!!!).  Com a participação de 16 neurocirurgiões, 1 otorrino e 50 estudantes de medicina foram realizadas 10 blitz com intervenções de SEMOB e Estudantes de medicina, nas principais avenidas da cidade, cobrindo do norte ao sul e de leste a oeste… Estou exausto, mas invadido de uma grande felicidade! Nossa meta foi ultrapassada. Hoje pela manhã escutamos os pedestres falando que essa iniciativa era um marco para população, pois vinha de médicos, de neurocirurgiões! Dever cumprido! Presidente Ronald, obrigado por confiar essa linda missão a mim aqui em João Pessoa. Espero que tenha correspondido às suas expectativas. Aos que ainda farão essa ação, envolvam-se, vão além da parte educativa, façam mutirões de neurocirurgia. Impactante e recompensador!”