Prêmio SBN de Jornalismo recebeu 52 inscrições

Em comemoração aos 60 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a entidade lançou, no início do ano, o 1º Prêmio SBN de Jornalismo com o intuito de reconhecer e valorizar as melhores publicações jornalísticas relacionadas à neurocirurgia, nas categorias impresso, online, tv e rádio. No total, 52 reportagens foram inscritas.

No dia 30 de agosto, um Comitê Julgador se reuniu para escolher os premiados. Participaram do Comitê o médico Ruy Yukimatsu Tanigawa, do Conselho Federal de Medicina (CFM), pelo vice presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Diogo Leite Sampaio, pelo jornalista José Augusto Camargo, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), pelos neurocirurgiões da SBN, Fernando Gomes Pinto e Mariangela Gonçalves, com apoio técnico da comunicação da SBN, Érida Nobre e Carolina Fagnani e do assessor da CMB, Rodrigo Aguiar.

O presidente da SBN, Ronald Faria, ficou muito satisfeito com a participação dos jornalistas. “Nosso principal objetivo é minimizar os problemas existentes na área de saúde neurológica no Brasil, como, por exemplo, o estigma contra os pacientes portadores de doenças neurológicas. Além de estimular a veiculação de matérias sobre prevenção, tratamentos e as inovações da medicina na especialidade”, afirma.

O anúncio dos vencedores será feito no dia 8 de setembro, durante o 32º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, realizado em Porto Alegre – RS. O prêmio distribuirá troféus e R$ 41.000, divididos em quatro categorias, além de premiação especial para a melhor publicação do ano.

Confira os finalistas:


Categoria TV:

TV Educativa (ES). Reportagem: Cirurgia neurológica muda a história da saúde pública no Espírito Santo, de Bruno Pinheiro Faustino.

Categoria Rádio:

Rádio Cidade Verde (PI). Reportagem: Espasticidade, de Glenda Grazielle Uchôa de Abreu.

Rádio Jornal (PE). Reportagem: Neurocirurgia e o renascimento das vítimas de acidentes de trânsito, de Marcelo Aurélio Paes Barreto Montarroyos.

Rádio Jornal (PE). Reportagem: Consultório discute o câncer de cérebro, de Marcelo Aurélio Paes Barreto Montarroyos.

Categoria Online:

Digitais PUC Campinas (SP). Reportagem: Neurocirurgiões adotam smartphones para monitoramento de cirurgias minimamente invasivas, de Nathalia dos Santos Lino.

G1 Ribeirão Preto e França (SP). Reportagem: Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por primeira cirurgia de separação em SP, de Adriano Oliveira e Thaisa Figueiredo Montarroyos

Portal Uai de Notícias (MG). Reportagem: Neurocirurgia mostra benefícios, melhorando a qualidade de vida em grandes centros e no interior, do site saúde plena, de Luiz Ribeiro dos Santos.

Categoria impresso:

Revista Veja (SP). Reportagem: Surge o primeiro antídoto contra a falta de memória, de Natalia Cuminale.