INC realiza Congresso de Gliomas para neurocirurgiões

 

O evento contou com a presença do Dr. Walter Stummer (Alemanha), criador do 5-ALA, substância desenvolvida para identificar os tumores cerebrais a fim de auxiliar sua remoção com precisão. A coordenação ficou a cargo dos doutores Ricardo Ramina (Diretor do Departamento de Neurocirurgia do Instituto de Neurologia de Curitiba-INC, presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia e pioneiro do uso do 5-ALA nas Américas) e Murilo Meneses (Vice-diretor do Departamento de Neurocirurgia do INC).

O 5-ALA é ingerido pelo paciente a ser operado, o corante adiciona cor avermelhada às células tumorais quando submetidas à luz de um microscópio de alta tecnologia. A coloração permite ao neurocirurgião visualizar os limites tumorais com clareza, o que é difícil sem esse recurso. A técnica é indicada para tumores cerebrais malignos primários, os gliomas de alto grau, considerados agressivos e incuráveis. A cirurgia é decisiva no tratamento, já que a remoção completa do tumor colabora com a sobrevida do paciente. Posteriormente a essa etapa, seguem-se irradiação e quimioterapia.

Da esquerda para a direita o Dr. Walter Stummer (criador 5-ALA no mundo), Dr. Ricardo Ramina (Diretor do Departamento de Neurocirurgia do INC, presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia e pioneiro do uso do 5-ALA nas Américas) e Dr. Murilo Meneses (Vice-diretor do Departamento de Neurocirurgia do INC).