Srs. Associados,

Nos termos das atribuições do Conselho Deliberativo previstas no Estatuto Social, foi formada a Comissão Eleitoral para as eleições de Presidência e Vice-Presidência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN (gestão 2020/2021), dos cargos vagos nas Comissões Estatutárias, no Conselho fiscal e no Conselho Deliberativo.

A Comissão Eleitoral formada pelos conselheiros e ex-presidentes Dr. Modesto Cerioni Junior (coordenador), Dr. Marcos Masini e Dr. José Carlos Saleme será responsável pela condução do processo eleitoral e periodicamente lançará instruções referentes às eleições.

Em atendimento ao Regimento do Processo Eleitoral, Art.12, a empresa “SCYTL” especializada em processos eleitorais por meio eletrônico, com respeitabilidade mundial se encarregará em garantir o escrutínio e a apuração dos votos. Outra empresa de auditoria, igualmente gabaritada, fiscalizará a lisura de todo processo eleitoral.

Neste ano, as eleições ocorrerão por voto “on line” através de site na Web permitindo o voto dos associados nas dependências do CBN ou em qualquer lugar do mundo, onde estiverem, no período eleitoral de 24 horas. (Art.12RPE). Os eleitos serão referendados pelos Membros Titulares presentes à AGO.  (Art.38 Est.)

Por que? Porque em eleições anteriores a frequência de associado na AGO era muito baixa e os cargos eram preenchidos por membros eleitos por um pequeno número de votantes, representando 10 a 15% da sociedade. O modelo atual permitirá maior democratização e melhor representatividade aos eleitos.

Os candidatos interessados a concorrer ao cargo de Presidente e Vice-Presidente da SBN deverão protocolar na Sede Permanente o projeto preliminar de gestão. Os protocolos deverão ser preferencialmente na modalidade presencial, ou com procuração com assinatura do interessado devidamente reconhecida em cartório. Após o recebimento da informação da homologação, a chapa inscrita deverá indicar um fiscal para acompanhamento de todo o processo eleitoral. Seguindo o cronograma regimental, o prazo para inscrição das chapas de candidatos à Presidência da SBN é: 15 de julho de 2018. A data de inscrição de chapas para Presidência do CBN 2022 se esgotou em fevereiro p.p., conforme determina o Estatuto Social (Art.49).

A Comissão Eleitoral informa que estão abertas 8 (oito) vagas eletivas para o Conselho Deliberativo. O mandato será de seis anos e há um limite de, no máximo 02 (dois) representantes para cada Estado da Federação. Entretanto, nem todos os Estados disporão das duas vagas se uma delas continuar ocupada por um conselheiro ainda em cumprimento do seu mandato.

A Inscrição dos candidatos aos cargos nas Comissões Estatutárias será permitida em apenas UMA delas, afim de garantir maior participação dos outros associados. Serão eleitos 1/3 de cada comissão, as quais têm diferentes números de componentes, e, que por sua vez, tem tempo variável de mandato.

O candidato deve ser membro titular quite com a SBN no momento da inscrição; conhecer o “Regulamento Geral das Comissões” divulgado no portal SBN; concordar em participar das reuniões presenciais na sede em São Paulo e nas realizadas por vídeo conferência; participar das viagens de vistoria aos Programas de Residência Médica quando escolher a Comissão de Credenciamento de Serviços.

Candidatos ao Conselho Fiscal disputarão 3 vagas. (Art.57 Est.)
A ficha de inscrição está disponibilizada na web, http://eleicaosbn2018.com.br

e consta de: Nome completo: endereço atual incluindo CEP e termo de aceitação do regulamento. Seguindo as regras estatutárias a inscrição deverá ser formalizada junto à SBN. Para isso, será necessário preencher o protocolo de inscrição, imprimi-lo e entregar à SBN para fins de comprovação da inscrição, pessoalmente ou por e-mail: sbn@sbn.com.br

O prazo para as inscrições de candidatos ao CD, Comissão Fiscal e Comissões Estatutárias será até 27 de julho de 2018.
Também caberá à AGO referendar os nomes dos eleitos. (Art.38 Est.)
Todos os eleitos terão que assinar o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário e o Termo de Confidencialidade da SBN.

Cordialmente,
Modesto Cerioni Junior
Coordenador da Comissão Eleitoral 2018