Eleição da Nova Diretoria da Sociedade Mineira de Neurocirurgia

 

O último Congresso da Sociedade Mineira de Neurocirurgia (SMN), coordenado pelo Professor Roberto Dezena, foi realizado na Universidade do Triângulo Mineiro em Uberaba, entre os dias 1 e 4 de novembro de 2017. O evento contou com mais de 200 inscritos, além da presença do presidente da SBN, Dr. Ronald Farias e de outros dois ex-presidentes, Dr. Modesto Cerioni e Dr. Sebastião Gusmão.

Nesta ocasião, foi eleita para a gestão de 2018 a 2020 uma nova diretoria, tendo como Presidente o Dr. Marcelo Penholate da Santa Casa de Belo Horizonte e como Vice-presidente o Dr. Jorge Paranhos de São João Del Rei. Para 1˚ Tesoureiro foi eleito o Dr. José Aloysio da Costa Val (atual presidente) e para 2˚ Tesoureiro foi eleito o Dr. Rodrigo Mendes Faleiro do Hospital João XXIII. A função de 1˚ Secretário manteve-se com o Dr. Ricardo Sacramento de Governador Valadares, agora auxiliado pelo 2˚ Secretário, Dr. Marcilio Monteiro Catarino da Santa Casa de Montes Claros.

A diretoria se completa com o novo Diretor de Comunicação Social, Dr .Hugo Abi Sauer do Hospital Mater Dei de Belo Horizonte. Ocupa a diretoria Científica o Dr. Alexandre Varella Gianetti do Hospital das Clínicas da UFMG.

A sessão ordinária foi coordenada pelo presidente, Dr. José Aloysio da Costa Val. Uma nova identidade visual foi aprovada nesta Assembléia. O Dr. Costa Val propôs e foi aprovada a criação destas últimas duas diretorias. Ele ainda apresentou as realizações da diretoria durante a sua gestão desde o congresso de 2015. A mais importante delas foi a regularização de fiscal e cartorial da SMN, que hoje conta com todos os seus recursos disponíveis e de forma transparente.

São inúmeros os desafios da nova diretoria eleita. Já estão na pauta viabilizar fontes de recursos para a manutenção da sociedade e finalizar o censo dos colegas atuantes em Minas Gerais. Tal esforço hoje é capitaneado pelo secretário Dr. Sacramento.

A função de fomentar as reuniões regionais nas sub-especialidades e intensificar a produção científica conjunta dos neurocirurgiões mineiros ganha a participação do Dr Gianetti. Como regional da SBN, tem ainda na frente de defesa profissional, promover a busca de melhores condições de trabalho e remuneração para nossa especialidade no Estado.

E por fim a jornada dos próximos dois anos servirá para planejar e realizar o próximo congresso Mineiro para 2019. Contamos com a participação de todos os neurocirurgiões mineiros para este Biênio.

Dr José Aloysio da Costa Val.
Presidente da Sociedade Mineira de Neurocirurgia

Marcello Penholate Faria
Presidente eleito da Sociedade Mineira de Neurocirurgia