Conheça o Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG

Esta é uma série de divulgação dos serviços de neurocirurgia com residência médica credenciada pela SBN.

Apresentamos hoje a residência em Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG, chefiado pelo Professor Dr. Sebastião Natanael Silva Gusmão.

Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG

O serviço de neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG teve seu início quando José Geraldo Albernaz (um dos fundadores da SBN e seu presidente) tornou-se professor da Clínica Neurológica da FM-UFMG em 1962. Organizou o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia e iniciou a Residência de Neurocirurgia que, a partir de 1968, foram dirigidos por Gilberto Belisário Campos.

Os departamentos e serviços comuns de neurologia e neurocirurgia eram uma norma nas universidades no início do século 20. Posteriormente, as duas especialidades se desenvolveram e passaram a ter departamentos e serviços separados. Em 11 de outubro de 2007 o Serviço de Neurocirurgia do HC foi oficialmente separado do Serviço de Neurologia, sendo então coordenado pelo Professor Sebastião Natanael Silva Gusmão até 2017.

Atualmente o Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG é composto por 10 neurocirurgiões, sendo 5 deles professores e os demais contratados do hospital. Conta com 2 vagas anuais de residência médica em neurocirurgia credenciados pela SBN e MEC.

As áreas predominantes de atuação do serviço são cirurgia oncológica; cirurgia da base do crânio, cirurgia vascular e endovascular, cirurgia pediátrica, urgências cirúrgicas não-traumáticas, cirurgia da coluna vertebral e cirurgia dos nervos periféricos. Conta ainda com moderno laboratório de microanatomia do cérebro e coluna vertebral.