Conheça o serviço de neurocirurgia da UNESP – Botucatu/SP

 

Esta é uma série de divulgação dos serviços de neurocirurgia com residência médica credenciada pela SBN.

Apresentamos hoje a residência em Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (UNESP) chefiada pelo Prof. Dr. Marco Antônio Zanini.

 

Departamento Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

 

Vista aérea do complexo do HC – FMB – UNESP. Câmpus Botucatu

 

Hospital das Cínicas

O Hospital das Cínicas de Botucatu é um hospital universitário vinculado a Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, sendo atualmente uma autarquia do estado de são Paulo. O HCFMB tem íntima relação com o ensino, pesquisa e extensão, em parceria com UNESP. Referência em atendimentos de alta complexidade na região, vem se consolidando como um dos melhores hospitais públicos do interior de São Paulo.

Fica localizado no distrito de Rubião Jr., na cidade de Botucatu, no centro-sul do estado de São Paulo a 230 km da capital. O HCFMB atende os municípios na abrangência departamento regional de saúde VI do estado de São Paulo, com uma população estimada em dois milhões de habitantes. Hospital público que atende predominantemente pacientes provenientes do SUS e IAMSPE.

Estrutura
O HCFMB possui de 461 leitos, sendo 30 leitos de UTI adulto e 24 de UTI infantil; enfermaria de neuro com 12 leitos; 13 salas de cirurgia, sendo 1 exclusiva da neurocirurgia; 1 unidade de AVC com 10 leitos; unidade de urgência e emergência referenciadas. Faz parte também do complexo um hospital de baixa e média complexidade com 100 leitos (hospital Estadual), um pronto-socorro municipal adulto e um infantil. Conta com outras 20 especialidades médicas com residência médica. O serviço conta com infraestrutura completa para a prática neurocirúrgica em quase todas as áreas, de média e alta complexidade. Dispõe de ressonância magnética 3T; 3 tomógrafos de 16 e 64 canais; hemodinâmica com 05 salas sendo uma dedicada a neurocirurgia endovascular com equipamento 3D de ultima geração; 3 microscópios cirúrgicos; equipamentos próprios de neuronavegação; estereotaxia; ultrassom intraoperatório; 2 aspiradores ultrassônicos, equipamentos de neuroendoscopia e base de crânio, dentre outros. As neurocirurgias eletivas são realizadas em turnos, 4 dias por semana. Plantões presenciais com equipe completa para as urgências e emergências todos os dias.

Residência Médica
A residência médica em neurocirurgia do HCFMB sempre foi reconhecida pelo MEC e pela SBN. Atualmente são oferecidas duas vagas por ano, com 10 residentes nos 5 anos e tendo formado 64 neurocirurgiões desde sua criação. São realizadas cerca de 700 neurocirurgias por ano, com participação ativa dos residentes em todas elas. O serviço de neuroradiologia diagnóstica e intervencionista realiza mais de 700 procedimentos/ano sendo ligado diretamente ao serviço de neurocirurgia. Todos procedimentos, cirurgias e atividades são diretamente supervisionadas por um preceptor. Os residentes passam por estágios em diversos outros cenários, como neurologia clínica (6 meses alternados no R1), unidades de terapia intensiva, unidade de AVC, neuroendovascular, neuroanatomia, laboratório experimental e treinamento de microcirurgia. Também realizam estágios externos de neurocirurgia funcional no HC USP e microcirurgia no laboratório da Beneficência Portuguesa. Há constante e íntima integração e colaboração com as demais especialidades clínicas e cirúrgicas do HC, salientando a neurologia, neuropediatria, oncologia, ORL, cir. plástica, cir. vascular e outras.
Corpo de neurocirurgiões preceptores.

A Residência Médica em Botucatu existe desde 1971. Foi fundada pelo Dr. Armando Alves († 1999), que ao longo dos anos contou com a ajuda do Dr. Roberto Gabarra, Dr. Modesto Cerioni, Dr. Tadeu Faleiros († 2016) e Dr. Marco A. Zanini. Atualmente o corpo de preceptores é constituída por 4 professores e 5 médicos contratados. Todos atuam diretamente na formação dos residentes e também na graduação médica, pesquisa, pós-graduação, extensão e assistência. As áreas de atuação são: neuroncologia, neurocirurgia vascular, neurocirurgia endovascular, neurotraumatologia, neurocirurgia Infantil, neuroendoscopia, cirurgia craniofacial, cirurgias da base de crânio e hipófise, patologias da coluna vertebral, dor, nervos periféricos e epilepsia.

Assim dito, tem se a impressão que não há problemas e dificuldades. Nossa rotina e realidade está inserida nas dificuldades e problemas dos sistemas de educação e de saúde do nosso país. Ainda assim, o serviço treina residentes com a filosofia formar neurocirurgiões com boa qualificação técnica, sólida base científica, constante aperfeiçoamento, e principalmente, postura ética e foco nos pacientes.

Preceptores. Da esquerda para direita: Dr. Zanini, Dr. Carlos Clayton, Dr. Pedro Tadao e Dr. Flávio Romero.

Residentes e preceptores: da esq p dir: Dr. Igor (R2), Dr. Ivan Tadeu (preceptor), Dr. Carlos Cezar (R2), Dr. Fábio (R1), Dr. Gianfelipe (R4), Dr. Pedro Tadao (preceptor), Dr. Aderaldo (R3), Dr. Carlos (R5) e Dra. Carla (R5). Sentado: Dr. Marco Zanini (preceptor-chefe).

Reunião conjunta de segunda feira de preceptores, residentes e graduandos. À esquerda, ‘a frente alguns residentes; ao fundos os alunos do sexto ano de medicina e à direita os preceptores Dr. Zanini, Dr. Gustavo Ducati e Dr. Pedro Tadao.

Confraternização de fim de ano de 2017. Da esq. para a dir., acima: Haniel (R1), Fábio (R1), Igor (R2), Carlos Cezar (R2), André (R3), Aderaldo (R3), Gianfelipe (R4) e Carla (R5). Abaixo: Pedro Tadao, Marco Zanini e Flávio Romero.

Os preceptores atuais envolvidos diretamente na residência em neurocirurgia são:
Prof. Dr. Marco Antônio Zanini – Chefe do serviço e da disciplina – professor doutor em tempo Integral desde 1990– membro titular da SBN
Prof. Dr. Carlos Clayton Macedo de Freitas – Professor doutor em tempo integral desde 2003 – membro titular da SBN
Prof. Dr. Adriano Yacubian Fernandes – Professor adjunto em tempo parcial desde 2003 – membro titular da SBN
Dr. Flavio Ramalho Romero – Médico FAMESP 40hs semanais desde 2012 – membro titular da SBN
Dr. Pedro Tadao Hamoto Filho – Médico SES em tempo integral desde 2015 – membro titular da SBN
Dr. Luis Gustavo Ducati – Médico FAMESP 12hs semanais desde 2010 – membro titular da SBN
Dr. Andrei Nacif Nogueira – Médico SES 20hs semanais desde 2014 – membro titular da SBN
Dr. Ivan Tadeu Ferreira Antunes – Médico UNESP 40hs semanais desde 1988
Prof. Dr. Roberto Colichio Gabarra – Ex-chefe do serviço – atualmente Professor Colaborador – membro titular da SBN

Endereço:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Av. Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro, s/n
UNESP Campus de Botucatu-CEP 18618-687-Botucatu/SP
Telefone: +55(14) 3811-6000

Mais informações:
Vídeo institucional do HCFMB: https://www.youtube.com/watch?v=qgbZN-87lfE
Site HCFMB: http://www.hcfmb.unesp.br/
Site FMB: http://www.fmb.unesp.br/
Fotos residentes egressos 2015: https://www.facebook.com/egressos.neurocirurgiabotucatu/