Fábio Veiga de Castro Sparapani
Coordenador
Nelci Zanon Collange

Secretaria


 

Denise Marques de Assis Emerson Luis de Oliveira Edson Lopes Júnior José Antonio Damian Guasti
Clemente Augusto de Brito Pereira

Funções e objetivos da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Funções e objetivos da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

A Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) colabora não só com a fiscalização do exercício profissional mas, principalmente, amplia as possibilidades de reflexão da Sociedade nas questões éticas e têm a missão de zelar pelo cumprimento dos deveres e direitos dos médicos e pacientes.

As funções exercidas pela comissão têm características fiscalizadoras, sindicantes e educativas do exercício ético da prática médica na área de abrangência da SBN. Para tanto deve supervisionar, fiscalizar e orientar a prática da atividade neurocirúrgica, sempre observando seus preceitos éticos e legais.

Sua atuação não se resume a instruir e apurar denúncias de infrações e atos ilícitos praticados por membros da SBN, mas também prestar assistência aos mesmos, quando julgar cabível, nos processos éticos que porventura estejam respondendo. Também cabe a ela adotar medidas para prevenir e combater a má prática médica.

A Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia é uma instância autônoma da SBN, não sendo subordinada a nenhuma outra, que se reporta somente ao Conselho Deliberativo da SBN para que o mesmo, caso necessário, aplique as penalidades previstas no Estatuto da SBN.