Associação BrasilNc – XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia

Goiânia, capital do povo hospitaleiro, sediou o XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc). O Evento ocorreu de 14 a 17 de junho no Centro de Convenções de Goiânia e reuniu renomados neurocirurgiões nacionais e internacionais. Além de proporcionar atualização científica, o congresso buscou integração com outras áreas da saúde, como enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outras. A abertura oficial contou com a palestra do Senador Ronaldo Caiado (DEM) “Momento Político Atual no Brasil: Para Aonde Vamos?”.
Além dos eminentes profissionais, como o Dr. Marcos Tatagiba, homenageado durante o evento, a organização do congresso merece destaque. Tudo foi pensado minuciosamente para que não houvesse atrasos. Durante o coffee break, o público pôde ouvir diversos gêneros musicais e ter um momento de descontração e congraçamento. “Recebemos vários elogios pela forma como tudo foi organizado. No congresso havia poucas salas simultâneas, uma ou duas pela manhã e três à tarde, garantindo o congraçamento. Eu só tenho a agradecer a todos envolvidos nesse feito”, diz o presidente da ABNc e do XVII Congresso, neurocirurgião Osvaldo Vilela Filho.
O congresso contou com discussões de alto nível científico e nos cursos de imersão havia sempre debate de um tema em profundidade. Os Temas Livres e as sessões  Spicy, de Controvérsias e Prós e Contras também proporcionaram maior interação, vivacidade e intensidade na promoção da ciência neurocirúrgica. O debate foi o ponto alto do congresso. Ademais, houve cursos paralelos, como o das Ligas Acadêmicas, Mulheres na Neurocirurgia, Encontro do Atchyn, Neurorreabilitação e o segundo Joint Meeting ABNc/Dandy Walker Society.
Os conferencistas internacionais Andrew Parrent (Canadá), David Roberts (EUA), Debora Garozzo (Emirados Árabes), Federico Di Rocco (França), Fred Gentili (Canadá), Joseph Zabramski (EUA), Justin Smith (EUA), Marcos Tatagiba (Alemanha), Oliver Sakowitz (Alemanha), Oscar Alves (Portugal), Paul Gardner (EUA), Roberto Martinez (Espanha), Ronald Bartels (Holanda), Saleem Abdulrauf (EUA) e Serge Bracard (França) engrandeceram ainda mais o congresso. A tradução simultânea em tempo integral, em todas as salas, garantiu a presença contínua  dos convidados internacionais  nas atividades científicas, engrandecendo ainda mais os debates. Para fechar o congresso com chave de ouro, houve o jantar de confraternização no Infinity Hall, local privilegiado que permite  visão da belíssima capital do estado de Goiás!