ANS prorroga prazo para preenchimento dos formulários

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou até o dia 12 de abril de 2018 o prazo para os prestadores de serviços de atenção à saúde – entre eles os médicos – preencherem os formulários ou informarem os resultados dos indicadores que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade (FQ). A prorrogação atende à demanda de entidades representativas de profissionais de saúde, clínicas e hospitais, que solicitaram prazo maior para adesão ao FQ. O prazo inicial foi encerrado no dia 9 de março.

Os questionários são diferenciados para cada tipo de prestador e estão disponíveis no portal da ANS e nos portais das associações, conselhos profissionais e entidades representativas. Todos os prestadores de serviços em saúde podem participar.

O Fator de Qualidade é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e definido pela ANS para reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços. Deve ser utilizado apenas nos casos em que é previsto em contrato a livre negociação como única forma de reajuste e quando não há acordo entre as partes até os primeiros 90 dias do ano.

O Fator de Qualidade é o elemento de cálculo que objetiva refletir a qualificação do prestador no reajuste, sua aplicação depende do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica nº 87/2017 da ANS.

As informações obtidas através dos questionários também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss), que consiste no estabelecimento e divulgação de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida na saúde suplementar.

Ao final do período de apuração dos dados, a ANS divulgará a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ.

Vale ressaltar que não serão considerados, para os fins do Fator de Qualidade, os prestadores que não preencherem o formulário.

SERVIÇO:
Para mais informações sobre o preenchimento dos formulários, acesse o site da ANS (ou entre em contato pelo e-mail qualidadesetorial@ans.gov.br ou telefone (21) 2105-0150)

Fonte: ANS